top of page

Microondas faz mal?


Já sabemos que ambos vieram para ajudar a tornar o dia a dia da vida contemporânea mais prática sem deixar de ser saudável - afinal, comer bem é fundamental para o físico e para ficar mais feliz. Sabemos que é possível descongelar e esquentar comidas congeladas sem ser no microondas, mas a maior parte das pessoas que optam por esse consumo, usam o micro.


Mas desde que isso se tornou uma prática comum, tem uma perguntinha que tá sempre rondando: comer comida que esquentamos no microondas faz mal?

A resposta é que não faz, nem provoca perda de nutrientes dos alimentos.


Primeiramente, vamos entender como ele esquenta a comida?


Ao ser ligado, um tubo que dispara ondas eletromagnéticas chamado magnetron é acionado e um ventilador interno ajuda a fazer essa propagação em várias direções - gerando o chamado campo eletromagnético. O que faz a comida ficar quente é o contato deste campo com as moléculas de água dos alimentos: isso causa uma vibração que gera o aquecimento. Essa radiação emitida pelo microondas é chamada de não ionizante, ou seja, ela é de baixa frequência e por isso não é prejudicial pra gente.


Mas, claro, ao usar o aparelho, é preciso ficar atento a alguns cuidados!


O recipiente usado para colocar a refeição, por exemplo, não pode NUNCA ser de metal, inox ou alumínio pois há risco de explodir o equipamento. Já o vidro e a cerâmica são super bem indicados.


Quanto aos plásticos, existem os próprios para uso no microondas. Se você usa este tipo de embalagem ou recipiente, preste atenção se possuem certificação de que podem ir ao microondas. Tupperwares, bandejas ou pratos de plástico que são antigos ou inadequados podem soltar substâncias químicas sob calor que fazem mal à saúde.


As embalagens que usamos no CONGELADÍSSIMOS, por exemplo, são certificadas e podem ir direto para o microondas pois são livres de bisfenol.


Aliás, aproveite para conferir no nosso site algumas dicas de como esquentar da melhor forma cada tipo de refeição do nosso cardápio: https://www.congeladissimos.com.br/dúvidas


FONTES:

21 visualizações

Comments


  • Whatsapp
bottom of page