A fama do chá de hibisco

A fama do chá de hibisco não é à toa, pois é cheia de benefícios para a sua saúde e propriedades terapêuticas.

Para que o chá apresente essas propriedades, ele precisa ser feito a partir do cálice do botão das flores de Hibiscus sabdariffa, uma variedade de hibisco encontrada em casas de produtos naturais e que geralmente não cresce nos jardins. Conheça os benefícios dessa bebida:


1. Favorecimento da perda de peso: contém substâncias chamadas antocianinas, um tipo de antioxidante que ajuda a evitar o acúmulo de gordura, essas substâncias diminuem o processo de produção das células adiposas. Além disso, esse chá tem a capacidade de bloquear a enzima amilase, que faz a conversão do amido em açúcar. Assim, se for tomado após as refeições, ele contribui para a diminuição da absorção dos carboidratos, que se transformariam em gordura.

2. Controle dos níveis de colesterol

Por conter antioxidantes e bioflavonoides, ele regula os níveis de colesterol no organismo. Ou seja, essa bebida ajuda a elevar as taxas do HDL (colesterol bom) e reduzir as de LDL (colesterol ruim) e dos triglicerídeos.

O chá de hibisco exerce um efeito protetor da saúde do coração e dos vasos sanguíneos, prevenindo ataques cardíacos e derrames.

3. Efeito diurético

Uma boa opção para pessoas que sofrem com inchaço e retenção de líquidos, pois ele estimula a eliminação desse excesso por meio da urina.

A maioria dos chás naturais tem esse efeito, mas o chá de hibisco tem uma vantagem: trata-se da capacidade de bloquear a ação da aldosterona, um hormônio que atua nos rins e tem como função reabsorver o sódio e a água, o que favoreceria o inchaço.

4. Diminuição da pressão arterial

Estimula o funcionamento dos rins e contribui para a eliminação dos líquidos acumulados. Assim, reduzindo o volume de sangue e, em consequência, a diminuição da pressão arterial.

Algumas pesquisas demonstraram que os flavonoides do chá de hibisco são capazes de atuar sobre uma enzima responsável pelo controle da pressão.

5. Prevenção da diabetes e da síndrome metabólica

Estudos já demonstraram que o chá de hibisco ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e melhora a atuação da insulina no organismo.

6. Melhora do processo de digestão

Os compostos ativos do chá de hibisco tem um sutil efeito estimulante sobre o intestino, facilitando a passagem e a eliminação do bolo fecal. Para aproveitar esse benefício, recomenda-se tomar uma xícara desse chá em jejum, logo depois de acordar.

7. Combate ao envelhecimento precoce

Os antioxidantes presentes combatem ao envelhecimento precoce. As moléculas ajudam a reparar os danos causados às células pelos radicais livres, que fazem o chamado estresse oxidativo. Dessa forma, o chá é um bom aliado para evitar o surgimento de linhas de expressão, rugas, manchas na pele e flacidez.

8.Riscos e contraindicações.

O chá de hibisco reduz os níveis de estrogênio no organismo, por isso, não é indicado para pessoas que fazem terapia de reposição hormonal (TRH) ou tomam pílulas anticoncepcionais. Além disso, ele também altera a fertilidade, pois inibe a ovulação temporariamente. Não é recomendado o uso durante a gestação ou para lactantes, uma vez que há alteração no equilíbrio hormonal e o chá de hibisco atua sobre a musculatura do útero, podendo levar a um aborto e há também o risco de mutações genéticas. Deve-se evitar o consumo do chá de hibisco durante à noite, para que não ocorra queda na qualidade do sono. Por ter ação diurética, o chá de hibisco causa eliminação contínua de potássio e outros eletrólitos, não se tornando recomendável para pessoas com doenças cardíacas grave, que necessitam de níveis adequados desse mineral. O consumo excessivo de chá causa efeitos indesejáveis como dor de cabeça, náuseas, hipotensão, câimbras e problemas relacionados ao fígado. Assim como acontece com outros chás de ervas, o de hibisco pode interferir na eficácia de alguns medicamentos, principalmente anti-hipertensivos e o paracetamol. Sendo assim, antes de consumir o chá de hibisco, é importante consultar um médico.

9. Chá de Hibisco é bom no Verão e Inverno

Você pode beber Chá de Hibisco como um chá quente ou gelado. Se você quiser manter-se quente no inverno, prepare-o para beber imediatamente. Leva apenas alguns minutos para fazer. No caso de você não quer tomar o líquido quente, talvez no verão, você tem a opção de beber Chá de Hibisco gelado.

Como preparar o chá de hibisco

Aqueça 200 ml de água até a fervura, desligue o fogo e adicione 1 colher de chá rasa de flores de hibisco (o equivalente a 5 gramas). Deixe em infusão com o recipiente tampado por 3 a 5 minutos e consuma logo em seguida.

Para aproveitar melhor os benefícios do chá de hibisco para a saúde, certifique-se de estar utilizando flores da variedade Hibiscus sabdariffa e não coloque a planta para ferver, pois isso pode prejudicar suas propriedades.

Fonte(s): Minha Vida, Mundo Boa Forma, Marisa Diniz Graça, nutricionista do Hospital Leforte; Marisa Resende Coutinho, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo; e Thalita Fialho, professora de Nutrição da FMP/Fase (RJ).


Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Nenhum tag.

Horário:

Segunda à Sexta 08h às 17h

Telefone: (21) 3608-2225 / 98346-2662

  • Facebook
  • Instagram

Endereço:

Cartões

Rua Das Tainhas Q 38 LT 21

Piratininga - Niterói - RJ