top of page

Alimentação saudável é melhor se feita na hora certa


















Sabe aquele ditado "timing é tudo"? Pois é, ele também vale para a alimentação saudável! Podemos extrair ainda mais benefícios quando comemos nos horários certos.


🥦 Esse é um conceito fundamental da CRONONUTRIÇÃO, uma teoria que busca alinhar a alimentação com o ritmo natural do nosso corpo. 


Mas como isso funciona? Vamos lá:Temos dois neurotransmissores que são influenciados pela luz do sol: o cortisol (responsável por regular o metabolismo, o sistema imunológico e o nível de energia) e a melatonina (responsável por regular o sono e os padrões de vigília).


Quando seguimos um cronograma alimentar ajustado ao ritmo natural do dia e da noite, ajudamos a sincronizar esses hormônios com nosso ritmo circadiano - popularmente conhecido como nosso relógio biológico 😀 Isso melhora a digestão e a absorção de nutrientes, promovendo uma resposta hormonal mais equilibrada, reduzindo o risco de distúrbios metabólicos e cardiovasculares.


Desregular os horários das refeições pode desregular também os níveis de glicose no sangue, aumentando o risco de resistência à insulina, a obesidade e o colesterol. Também não é indicado se alimentar e já ir dormir logo depois, por exemplo. O corpo precisa de um tempo para processar da melhor maneira possível o que foi ingerido. Uma curiosidade: segundo artigo da BBC Brasil, pesquisas comprovam que o jejum intermitente (de 12h a 14h) entre o jantar e o café da manhã ajuda a perder peso e a melhorar taxas também.

Então, acredite: bons resultados virão através de melhoria no humor, na função cognitiva e na estabilidade dos níveis de energia ao longo do dia.Bora dar esse passo rumo a uma vida mais saudável?

Ah, e lembre-se também que a Congeladíssimos tá aqui pra te dar aquela força com refeições rápidas e nutritivas. 😉🍲

17 visualizações

Opmerkingen


  • Whatsapp
bottom of page