top of page

A limpeza e organização da casa são importantes para a saúde mental. Você sabia?

Uma casa limpa e organizada traz um sensação de bem estar danado, não é mesmo? Sem dúvida alguma tem inúmeros benefícios, mas o que a maioria das pessoas não sabem é que isso tem influência direta na nossa saúde física e, principalmente, mental.

Além de alergias, o acúmulo de sujeira e bagunça também pode afetar o emocional, gerando ansiedade e até mesmo quadros depressivos.

80% das pessoas que mantém seus lares em ordem se dizem mais positivas e tranquilas,

77% mais focadas,

72% dormem melhor e outros

72% também se dizem mais produtivas quando isso acontece.

Ainda segundo os pesquisadores, cada hora de limpeza e organização da casa realizados semanalmente estão associados a um aumento de 53% na sensação de felicidade das pessoas.

Outro ponto importante sobre a organização da casa é que o ato de manter tudo em seu lugar ajuda a aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão. Quando somos afetados por qualquer um desses sentimentos, o resto do nosso corpo também sofre as consequências."

O ato de limpar, pode ser varrer, aspirar o pó, limpar os móveis, guardar objetos em seu devido lugar, lavar a roupa, lavar a louça e tantas outras tarefas são capazes de produzir endorfina (um hormônio que reduz os níveis de irritação, melhorando o humor) em nosso organismo.

Já as pessoas que não possuem esse hábito costumam apresentar níveis altos de outro hormônio: o cortisol ( que aumenta o estresse e a fadiga) se tornando cada vez mais presente no dia a dia.


No blog Vida Organizada de Thais Godinho ainda aborda essa rotina em tempos de pandemia:

"A vida mudou. A rotina acompanha as mudanças da vida. Com todo mundo em casa, tudo muda. Consumimos mais alimentos, usamos mais os cômodos, usamos mais tudo em casa – demanda mais limpeza e arrumação, por exemplo. Estou reorganizando a nossa rotina e isso tem sido muito bom porque está me dando a oportunidade de repensar como fazíamos as coisas. Meu marido gosta de limpar a casa, aquela coisa de pegar cândida, esfregar chão etc. Já eu gosto mais de trabalhar nos detalhes, de arrumar, de encontrar soluções de organização, de cuidar da manutenção do dia a dia. Temos feito muita coisa em conjunto e eu vejo que é bom para todos nós, porque “se distrair” com uma ação física faz a gente dar férias para a cabeça."

Manter a casa limpa e organizada aumenta o seu foco!




 

Comments


Certificado

WhatsApp Image 2023-10-27 at 14.33_edited.png
RestaurantGuru_Certificate1_preview_edit
152046_6de116b4a2be45d4ba176e45e3235a88_

Icaraí 

Center Icaraí - R. Ator Paulo Gustavo, 265
Loja 111 - Icaraí, Niterói RJ

Segunda à sábado das 09h às 20h

Tel: (21) 2828-1116 / (21) 98346-2662

(Matriz) Piratininga 

R. Das Tainhas Q 38 LT 21 

Piratininga, Niterói - RJ

Segunda a Sexta-feira, das 08h às 17h

Tel: (21) 3608-2225 / (21) 99693-88852

WhatsApp

  • Whatsapp

Fique por dentro!
Siga as nossas redes sociais.

  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

Tijuca

Praça Saens Peña, 45 / loja 330

Shopping 45, Tijuca - RJ

Segunda a sexta-feira, das 09h às 19h

Sábado das 09h às 16h

Tel: (21) 3546-7521 / (21) 96441-9597

 

Copacabana

Rua Barata Ribeiro, 370 / R. Siqueira Campos, 50 / loja 108

Copacabana - RJ

Segunda a sexta-feira, das 09h às 19h

Sábado das 09h às 16h

Tel: (21) 3936-4300/ (21) 99357-6810

 

Formas de Pagamento

paga_edited_edited.png
bottom of page