No verão, precisamos ter cuidado redobrado com a nossa pele, já que nessa época do ano, como fica muito mais quente, facilita o ressecamento, queimadura, envelhecimento precoce e doenças relacionadas à exposição excessiva ao sol, como o câncer de pele.
Então vamos de dicas, para fazer a diferença no verão e para o resto da vida.
1. Protetor solar
Quanto maior o número, maior o fator de proteção.
O recomendado é que a aplicação seja de 20 a 30 minutos antes de expor ao sol, depois reaplique a cada três horas.
2. Hidratação
É muito importante aumentar a ingestão de líquidos no verão, principalmente de água. Não espere sentir sede para beber água. E cuidado com a cerveja e outras bebidas alcoólicas, pois elas desidratam.
3. Banho! Pele limpa, seca e hidratada.
Dois banhos ao dia, além de refrescar, deixa a pele limpinha. Fique atento só para o uso excessivo de sabonete pode ressacar a pele. Depois do banho, secar bem a pele e por último um hidratante corporal.
4. Evite pegar sol direto
Essa prática é prejudicial, principalmente entre os horários de mais força dos raios solares, que acontecem ente às 10h e 16h.
5. Evite o sol logo após a depilação
Isso pode provocar o surgimento de manchas escuras na pele.
6. Use roupas leves
Você sabia que roupas escuras tendem a absorver muito mais os raios ultravioleta?.
Entre os tecidos mais indicados estão o algodão e o linho. Evite tecidos sintéticos.
7.Consuma betacaroteno
Os alimentos que possuem betacaroteno possuem antioxidantes que protegem a pele dos danos causados pelo sol. Além disso, os carotenoides estimulam a produção da melanina( deixando a pele mais bronzeada, natural e saudável). Então, aposte na ingestão de mamão, beterraba, cenoura e abóbora. Aproveite nossos pratos como: Creme de abóbora com gorgonzola, tiras de carne com suflê de cenoura e farofa, filé de peixe com cenoura/ vagem e arroz c/ brócolis e frango ao molho de mostarda com cenoura/ brócolis sauté e arroz integral.
8. Dê preferência para uma alimentação saudável
A Associação Brasileira de Dermatologia (SBD) orienta sobre a escolha dos alimentos que compõe a alimentação diária, aproveitando a maior disponibilidade de comer de maneira mais saudável em dias de muito calor.
Opte por alimentos assados, grelhados, cozidos ou crus, além de muitas frutas e legumes com alto teor de água e fibras e baixo de carboidratos. Uma ótima opção é escolher os pratos Low carb da linha Levíssimos Isso irá ajudar na hidratação corpórea, prevenir doenças e adiar os sinais de envelhecimento da pele.
9. Banho de água doce ao sair do mar
Depois de um dia de praia, é preciso tirar o sal do mar e a areia do corpo que propiciam o ressecamento da pele e facilitam fissuras: porta de entrada de bactérias e microrganismos. Tome banho de água doce!
10. Evite água quente
Evite tomar banho de água quente no verão, água com temperaturas muito altas prejudicam a hidratação da pele, já que a camada de gordura superficial acaba sendo retirada, reduzindo o nível de proteção.
O Ministério da Saúde alerta sobre o câncer de pele que ocorre principalmente nas áreas do corpo que estão mais expostas ao sol, como, por exemplo, o rosto, pescoço e orelhas.
Alguns sintomas da doença são manchas que coçam, descama ou sangram. Pintas e sinais que mudam de tamanho, forma ou cor, além de feridas que não cicatrizam também merecem atenção.
Mantenha esses cuidados para aproveitar de forma saudável o Sol!!!
Comments